Tecnologia Assistiva

MOTRIX - um software criado a partir de uma interface padrão de reconhecimento de voz desenvolvida pela Microsoft. Ao instalar o Motrix, o usuário deve ler em voz alta os comandos (expressões como 'para baixo', 'para cima', 'duplo clique', 'conexão internet'), além do alfabeto de radioamador (alfa, bravo, charlie etc), usado para ditar textos.


View more PowerPoint from Levenhagen
Microfênix - uma ferramenta capaz de proporcionar, a muitas pessoas, o renascimento de potencialidades, que, até então, estavam encobertas pelas cinzas das limitações de coordenação motoras e/ou de comunicação. A utilização desse programa, não apenas, proporcionará aos seus usuários, o acesso ao computador, para, entre muitas outras coisas, realizar trabalhos, jogar ou navegar na internet, mas também contribuirá para que essas pessoas atinjam progressivas alturas nos vôos de suas vidas. O programa simula o uso do mouse e teclado, e possibilita a ativação de programas e funções no ambiente Windows, de forma bastante acessível. A interação com o programa, através da qual é possível comandar as ações desejadas, é feita através de menus que aparecem na tela. As opções contidas nos menus são iluminadas uma após outra, até que o usuário use o acionador para afirmar a escolha de opção.

Mouse Ocular: Pode ser uma solução para pessoas com tetraplegia, inclusive alunos, que apesar de movimentarem apenas a cabeça, poderão usar o computador, pois oferece ao usuário, portador de deficiência motora, recursos para comunicação, Internet e controle, sendo muito eficaz para os tetraplégicos. E além de ser um ótimo recurso para quem tem deficiência física, é um produto de baixo custo, o que facilita a aquisição. Um mouse diferente, permite que tetraplégicos e portadores de outras deficiências musculares naveguem na Internet e escrevam textos apenas usando o movimento dos olhos. E é um produto de baixo custo, o que facilita a aquisição. 
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14758
   
Teclado Virtual: Permite aos usuários do Mouse Ocular a digitação de textos. Além disto, ele possui outras características, tais como: correção ortográfica, sintetização do texto em voz, envio de e-mails, teclas com textos prontos (Estou com Calor, Estou com Sede, etc.), além de possuir uma distribuição de teclas que diminui o esforço de digitação dos usuários, ao diminuir a distância necessária para as palavras mais comuns na língua portuguesa. 

Teclado Virtual Infantil: É um Teclado Virtual voltado para o público infantil. Contém imagens e sons que ilustram a letra correspondente (A de avião, B de Borboleta, etc.), além de possuir a opção de um modo com números, onde é possível se realizar contas elementares, além de um modo de palavras, onde em cada botão pode ser colocada uma imagem (foto da mãe, por exemplo) e pode ser associada uma palavra (no caso, mãe). 

Teclado Virtual tipo Varredura: Teclado projetado para portadores de deficiência que apresentam limitações severas, mas que podem utilizar apenas um tipo de interação como, por exemplo, piscados no Mouse Ocular. Para compensar esta limitação do usuário, o teclado realiza uma varredura automática primeiramente pelas suas linhas e posteriormente pelas colunas, de modo que a seleção da letra é feita no momento em que a linha e/ou coluna passam sobre a tecla desejada. 


 Os Acionadores: são constituídos por um contato elétrico que se mantém ligado ao ser pressionado. O usuário poderá controlar seu computador por meio dos acionadores, quando estes estiverem associados a programas específicos que simulam as funções do mouse e do teclado. Os acionadores também podem controlar recursos de controle de ambiente, recursos de comunicação alternativa ou brinquedos adaptados. Seu uso está indicado para pessoas com limitações físicas ou àquelas que necessitam de um acesso simplificado ao computador. Os alunos que apresentam dificuldades para a compreensão das tarefas ou com dificuldades em se organizar diante de periféricos, como o teclado e o mouse, podem também se beneficiar de um acesso que exija apenas um movimento voluntário. Crianças pequenas iniciando o contato com o computador e alunos com déficits sensoriais também são candidatos a sua utilização.

Tipos de acionadores
Os acionadores podem ser ativados por movimentos realizados com as mãos, dedos, cabeça, olhos ou outras partes do corpo. Podem ainda ser acionados pela voz, sopro,sucção ou contração muscular.
Acionadores de pressão - São acionadores que funcionam pelo movimento de pressão realizado pelo aluno com o auxílio das mãos, dedos, cabeça, pés ou outras partes do corpo. Existem tipos de acionadores de pressão diferenciados para alunos que utilizam muita força ou para aqueles que possuem um movimento mais suave.
Acionadores de tração - São ativados pelo movimento de puxar. Podem ser colocados em diferentes partes do corpo, de acordo com a habilidade do usuário, como por exemplo:

  • o cordão será amarrado no pulso, para o movimento de puxar o braço;
  • o cordão será amarrado nos óculos, para o movimento de rodar a cabeça;
  • o cordão será amarrado no tornozelo, para o movimento de puxar a perna.
Acionadores por voz - Estes acionadores controlam o computador a partir da percepção de sons. Estão indicados para o trabalho com usuários, como os tetraplégicos, que não apresentam outros movimentos voluntários que possam ser controlados voluntariamente. O acionador percebe os sons através de um pequeno microfone e possui um dispositivo de controle de sensibilidade que filtra os ruídos do ambiente como acionamento.
Acionadores de sopro ou sucção - São acionadores que reconhecem como comandos, o sopro ou a sucção realizados em um canudo ou tubo em contato com a boca do usuário. É indicado para dificuldades motoras severas, como as que apresentam quadros de distrofias ou lesões do tipo tetraplegia.
Acionadores de contração muscular - São acionadores que captam a contração muscular e podem ser colocados em qualquer músculo que realize esta ação voluntariamente. Não é necessário que o usuário seja capaz de realizar o movimento, apenas que seja capaz de comandar a contração do músculo. esse tipo de acionador apresenta um sensor que é fixado na pele do usuário, com o auxílio de uma fita adesiva. O acionador apresenta um dispositivo de controle de sensibilidade com o qual é possível controlar a intensidade da contração que será percebida como comando.
Acionadores que funcionam com o piscar dos olhos - são acionadores que captam o movimento de piscar dos olhos. O dispositivo deve ser acoplado a uma armação de óculos, com ou sem lentes. Esse tipo de acionador possui um dispositivo de controle de sensilibilidade que deve ser regulado para que não capte o piscar natural dos olhos.
Acionadores artesanais - Os acionadores também podem ser confeccionados artesanalmente pelo professor. A confecção é simples e de baixo custo. Para maiores informações sobre construir um acionador artesanal, consulte http://www.tecnologiaassistiva.com.br e http://www.assistiva.com.br



Acessibilidade para Tetraplégicos em Linux

 
 


Nenhum comentário: