terça-feira, 1 de maio de 2012

Tetraplegia

"As paraplegias e as tetraplegias são decorrentes de comprometimentos funcionais da medula espinhal. Elas se manifestam em três formas distintas de comprometimentos: motores, da sensibilidade e vegetativos (vide entre outros PAPE et PAESLACK 1997, p.306; GERNER 1992, p.3).

Quando as vias medulares são totalmente interrompidas, resulta em uma lesão medular completa. Esta lesão será diagnosticada como sendo uma tetraplegia, quando comprometer os 4 membros e o tronco, como conseqüência de lesões cervicais e em nível da primeira vértebra torácica. Observação: em casos de tetraplegia, os deltóides ficam com funções perfeitamente normais, assim como o peitoral menor. Já o ancôneo e o bíceps ficam parcialmente funcionais. Com estes músculos os tetraplégicos podem, por exemplo, nadar, fazer atletismo (corridas, arremessos e lançamentos), rugby, jogar tênis em cadeira de rodas, etc. Quando a lesão medular completa comprometer “apenas” as pernas, o diagnóstico será de paraplegia.

A Lesão Medular pode ser classificada de acordo com o comprometimento sensório-motor que a pessoa apresenta.
Quando a medula sofre uma lesão, pode ser parcialmente ou totalmente atingida e, dessa forma, determina-se o seu grau de comprometimento.

Vale ressaltar que a lesão medular não compromete necessariamente a parte intelectual: raciocínio, memória, compreensão. Caso o cérebro seja afetado, podem-se observar alterações na parte intelectual, além de comprometimentos na face (língua, boca, olhos etc), dependendo da gravidade da lesão cerebral. 
Uma lesão é classificada como completa quando não há função motora ou sensitiva preservada no segmento sacral. Numa lesão incompleta as funções motora e sensitiva estão preservadas no nível do segmento sacral.

A Tetraplegia ou quadriplegia indica que existe comprometimento parcial ou total sensório-motor nos quatro membros, podendo comprometer também a respiração

Nenhum comentário: